Apresentação

Bem-vindo!

O objetivo desde blog é partilhar a minha história, falar da doença e talvez ajudar pessoas em situações difíceis.

A minha história resumida é esta: no dia do diagnóstico, dia 7 de outubro 2022 com apenas 36 anos, não fumador, e sem comportamentos de risco (nunca fui fumador passivo, não trabalho em locais de fumo, etc), fui diagnosticado com Cancro do Pulmão, estádio IV (pulmão esquerdo, osso ilíaco esquerdo (anca) e várias metástases no cérebro.

Se quiserem saber melhor a história inicial de como descobri que tinha cancro podem ver aqui, ou no menu superior, secção Cancro.

Entretanto já tive uma cirurgia ao cérebro, onde me foi removida uma metástase de 4cm, que me iria rapidamente causar problemas e dificilmente iria responder a tratamentos. Esta era grande e tinha de ser removida cirurgicamente antes que me causasse problemas graves causados pela pressão.
Felizmente a cirurgia foi um sucesso e encontro-me bem, a neurocirurgiã foi fantástica, fez tudo parecer uma “brincadeira”.

Apesar do diagnóstico tive uma atitude positiva! Claro, não vou mentir, naturalmente houve um período que lhe vou chamar de CAOS, cerca de uma semana, mas consegui dar a volta por cima e decidi que quem está no controlo sou eu, aconteça o que acontecer, vou superar isto, enquanto cá estiver vou fazer de tudo para estar bem!

Posso estar a falar de muitos anos, talvez nem venha a morrer por causa disto! 😉

Infelizmente há pessoas que têm morte súbita e não têm chances de fazer nada, não é o meu caso, eu tenho oportunidade de lutar e de me divertir entretanto.
Quem sou eu para me queixar? Ainda no outro dia faleceu uma criança mais nova que a minha filha… Na verdade às vezes sinto-me com sorte!

É verdade que é difícil saber que temos uma espada pendurada por cima da cabeça, nesse aspeto a ignorância às vezes é uma bênção.
Ninguém sabe quanto tempo cá vai estar. A diferença é que eu tenho um diagnóstico. Há histórias infelizes mas também há histórias felizes.

A minha atitude é esta, espero que encontrem nas minhas palavras força para terem a mesma atitude, e encararem isto desta forma.

Este site é para transmitir PENSAMENTO POSITIVO.
Acredito que positividade e a força da mente ajudam no processo, e pensamento positivo atraí coisas positivas.

Claro, não quer com isto dizer que não existam altos e baixos, a atitude positiva precisa de “manutenção” e tem de ser alimentada. Há dias melhores e outros piores, é necessário gerir a angustia de ter uma doença destas. É normal não estamos sempre felizes e contentes.

Não existe cura, o objetivo é tornar isto numa doença crónica que dê para gerir ao longo do tempo.

A medicina está bastante avançada, e a palavra “cancro” é muito vaga para descrever a doença, eu não sabia e sei agora, existem mais de 100 tipos de cancro.

Felizmente hoje existem várias opções de terapias para combater esta doença e cada caso é um caso, nada é linear nesta doença, depende muito do tipo de cancro, do tipo de organismo da pessoa, a resposta dada à terapia, a localização do cancro, etc.

Vou atualizar o meu percurso de tratamento na parte se blog, que podes ir atraves do menu superior, deixo aqui tambem o link.


Obrigado