Como descobri o Cancro

Bem, por onde devo começar… digo-vos já que isto é silencioso e assustador. Hipocondríacos, fujam!! Fechem esta janela… 😂

Vamos por Ordem cronológica: (é mais fácil)

– 9 de setembro 2022, tive uma dor de cabeça ligeira, mas chata. Não o suficiente para tomar a medicação. (estava de fim-de-semana no Algarve com muita atividade, piscina, etc, desvalorizei, podia ser só do esforço.)

– 10, 11 de setembro a dor permaneceu, tipo enxaqueca, ligeira, mas chata.
De vez em quando tinha uma picada, e reparei que a minha visão direita periférica estava ligeiramente afetada. Talvez 2-3% da visão, como se uma gota estivesse a pingar (mexia) no canto da visão. Isto da visão foi um episódio de apenas 5-10 minutos. Deixei de desvalorizar.

Dr. Google! Sim, eu sei…. mas foi o trigger para o diagnóstico, e ainda bem que fui lá. Tudo indicava que poderia ser um aneurisma, e resolvi marcar uma consulta de neurologia, só para ficar com paz de alma. Sou Pai, e assustei-me, senti que precisava de averiguar a situação e tratar de mim.
Consulta de neurologia marcada para dia 13 de setembro.

– 12 de setembro, estava por Lisboa, mesmo perto do hospital e resolvi ir lá a uma urgência (já sem qualquer sintoma, talvez excesso de zelo, mas porque não?) Fui analisado por uma médica, que fez os despistes básicos, não viu nada de especial, mas recomendou que marcasse uma consulta com um neurologista  (bingo! já estava marcada 😎)

– 13 setembro, fui à consulta de neurologia, o médico não desvalorizou as queixas, pediu-me análises ao sangue e uma Ressonância Magnética à cabeça.
Fui ver a disponibilidade, marquei as análises que foram feitas no dia 26 de setembro, e a  RM ficou para dia 6 de outubro. Depois deixei uma consulta marcada para mostrar os exames ao médico que só tinha disponibilidade dia 9 de novembro.

– 6 de outubro fui fazer a Ressonância, não tive nenhum sintoma desde dia 11 de setembro, passaram 25 dias entretanto, e zero queixas.
Nesse dia fui trabalhar para o escritório, até calhou bem, porque estava a 10 minutos do Hospital. Quando chegou a hora do exame houve um problema no trabalho e foram-me chamar ao elevador, voltei atrás, o problema ficou controlado, e acabei por ir fazer o exame, por pouco não fiz a RM, eu próprio já desvalorizava a situação e achei excesso de zelo. Não tinha sintomas à quase um mês… Mas estava marcado… era chato faltar e acabei por ir.
Além disso a banda sonora da ressonância magnética é imperdível!! 😊

Tinham-me dito que o resultado da ressonância deveria demorar 5-7 dias, quando terminei o exame, estranhei dizerem que havia uma médica que queria falar comigo. (pronto, o cabrão do aneurisma, pensei eu…) A médica quando veio falar comigo disse-me que já tinha falado ao telefone com o médico que me prescreveu os exames, e que ele tinha disponibilidade para me ver às 7:40 no dia seguinte. (em vez de 9 de novembro como inicialmente)

1º pensamento – WTF? O hospital está fechado a essa hora, e Neurologista só tinha disponibilidade para dia 9 de novembro…  “devo ter mesmo ter um aneurisma.”
Bem… há aneurismas que se controlam até com medicação, pensei eu logo com o meu otimismo todo😊. Não há de ser necessário ser operado ao cérebro, nem nada que se pareça, vamos manter a tranquilidade…

7 de outubro (dia do diagnóstico) A minha esposa também foi comigo à consulta, acho que ela dormiu pior que eu, entramos na consulta e o médico começou a explicar muito devagarinho…
Disse que tinha várias lesões cerebrais, e que poderiam ser eventualmente causadas por infeção por toxoplasmose, mas disse-me que seria muito improvável, e disse: “O que o Filipe deverá ter é uma neoplasia, e recomendo-lhe que seja internado hoje, porque tipicamente não está apenas no cérebro”.

(1º pensamento : “Neoplasia? o que é isso? Algum tipo de aneurisma?”😂)

A minha esposa perguntou, “Dr. por favor defina Neoplasia”.

Ele, inquieto, mas bastante profissional, parecia não saber como o dizer.
Médico: “Então, ah, defino Neoplasia? Pois, então, uma Neoplasia é Cancro“.

Médico: “O Filipe tem de ser internado hoje para fazer exames de diagnóstico, vou já enviar uma nota para as urgências e vá agora para lá”.

Eu: Ainda incrédulo, a estupidamente a pensar ir talvez pedir uma segunda opinião enquanto processava, respondi: “OK, mas eu tenho de ir a casa, ir buscar uma mochila com algumas coisas, e tenho de avisar os meus pais.”

Médico: “OK Filipe, não perca muito tempo, e não deixe isto para depois, venha hoje, o Filipe precisa de ser já internado. É importante.”

Absorvi aquilo, até à saída do Hospital e desmanchei-me  a pensar na minha filha de 5 anos, é o meu maior medo. (E força!!)

Fui a casa, os meus pais que foram avisados pela minha esposa para não irem trabalhar porque tínhamos uma coisa para contar, e pronto, quando chegámos e contámos não imaginam… Depois eles também me acompanharam até às urgências a Lisboa, onde fiz 2 TACs, análises ao sangue e a Biópsia no pulmão nesse dia. Ah, e a porra do teste do COVID… Depois fiquei internado uma noite por causa da biopsia ao pulmão. (precaução)

Diagnóstico:
Cancro Pulmão com várias metástases Cerebrais, o Fígado também acusou inicialmente, mas a PET (Exame de contraste Nuclear) contrariou o fígado, está aparentemente “limpo” tem apenas hemangiomas benignos, já o osso da anca é que também já está afetado.

Sem nenhum sintoma, além da dor de cabeça inicial, foi-me diagnosticado dia 7 de Outubro  Cancro no Pulmão estágio IV.

E só para começar fui informado que tinha de ser operado ao Cérebro o mais rápido possível, antes que a compressão causasse dados maiores, ou simplesmente colapsa-se com uma convulsão.

Eu agora estou bem, há muita positividade, e força para enfrentar isto, arranjei alguns mecanismos para me distrair (inclusive este blog), e fui buscar forças para combater esta doença, sinto-me forte como uma pedra. Vai ser um dia de cada vez, ou como alguém me ensinou Carpe diem.

Mas houve um período que lhe vou chamar de CAOS, que é importante referir, porque estaria a mentir se dissesse que isto tinha sido fácil. Houve um período de 1 semana aproximadamente em que eu literalmente preparei a minha morte. Talvez um dia escreva sobre este período.

O apoio da minha esposa, filha, pais, irmão, avós, tios, família, e a minha segunda família (calma, estou a falar do meu trabalho😁) foram imprescindíveis para esta motivação.

Tenho falado com todos sempre que posso, tenho tido bastante apoio, e sinto-me muito acarinhado por todos. O apoio que me têm dado é incrível.

Não me incomoda falar disto, e sinto que me ajuda. Sempre fui falador…

Neste momento já fui Operado ao Cérebro. A cirurgia foi “simples” e um sucesso, tenho todas as faculdades físicas e mentais, não houve nenhuma complicação e já conto com 11 dias de recuperação, estou em casa.

Vamos para a frente, isto é a história até ao dia 3 Novembro…